26 setembro 2011

Ofertório

Olá, a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, hoje estaremos aprendendo um pouco mais sobre a preparação para as ofertas ou Ofertório. Parte muito importante na celebração onde se ofertam as espécies do pão e do vinho juntamente com nossos sacrifícios, anseios e desejos dos nossos corações, para que Jesus as ofertem à Deus Pai para que subam ao céu como um incenso agradável a Deus. Mas nós estamos tratando aqui sobre a música no momento do Ofertório, portanto vamos falar sobre isso :
1° a música de oferta, não quer dizer porque existe na música uma palavra por exemplo; entrega, consagração, ofertas ou algo nesse sentido que necessariamente é uma música de ofertório. Vamos ver o contexto da música em um todo e não somente uma palavra.
2° seria ideal essa música nos falar de oferta nossa mas também falar da oferta do pão e vinho que se tornarão Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vamos ver agora o que a instrução geral ao Missal Romano nos diz:

O canto do ofertório acompanha a procissão das oferendas e se prolonga pelo menos até que os dons tenham sido colocados sobre o altar. As normas relativas ao do de cantar são as mesmas que para o canto da entrada. O canto pode sempre fazer parte dos ritos das oferendas, mesmo sem a procissão dos dons. (IGMR 74)

Algumas dicas de musicas.
Na Danca da vida - Com.  Shalom cifra















Estar em tuas mãos - Com. Shalom cifra

Pao e Vinho Ministerio- Amor e Adoracao cifra



20 setembro 2011

Aclamação ao Evangelho

Hoje falaremos um pouco sobre a aclamação ao Evangelho vamos ver o que IGMR nos diz:
Aclamação antes da proclamação do Evangelho
Após a leitura que antecede imediatamente o Evangelho, canta-se o Aleluia ou outro canto estabelecido pelas rubricas, conforme exigir o tempo litúrgico. Tal aclamação constitui um rito ou ação por si mesma, através do qual a assembléia dos fiéis acolhe o Senhor que lhe vai falar no Evangelho, saúda-o e professa sua fé pelo canto. É cantado por todos, de pé, primeiramente pelo grupo de cantores ou cantor, sendo repetido, se for o caso; o versículo, porém, é cantado pelo grupo de cantores ou cantor.
a) O Aleluia é cantado em todo o tempo, exceto na Quaresma. O Versículo é tomado do lecionário ou do Gradual.
b) No Tempo da Quaresma, no lugar do Aleluia, canta-se o versículo antes do Evangelho proposto no lecionário. Pode-se cantar também um segundo salmo ou trato, como se encontra no Gradual.
Havendo apenas uma leitura antes do Evangelho:
a) no tempo em que se diz o Aleluia, pode haver um salmo aleluiático, ou um salmo e o Aleluia com seu versículo;
b) no tempo em que não se diz o Aleluia, pode haver um salmo e o versículo antes do Evangelho ou somente o salmo;
c) O Aleluia ou o versículo antes do Evangelho podem ser omitidos quando não são cantados.
A seqüência que, exceto nos dias da Páscoa e de Pentecostes, é facultativa, é cantada antes do Aleluia.(IGMR 62-64)
Ao Ouvir tua Voz - Com. Shalom cifra

17 setembro 2011

Salmo Responsorial

O Salmo,que faz parte da Liturgia da Palavra, uma importante parte da Santa Missa e que responde a primeira leitura, o salmo pode ser encontrado no próprio Missal Romano ou também na internet pode ser encontrado facilmente, estarei pondo alguns web sites que elaboram a melodia para o salmo, mas também queremos encorajar a todos pela ação do Espírito Santo a estarem pondo a própria melodia que o Senhor lhes inspirar. Vamos ver o que nosso conhecido amigo Instrução Geral ao Missal Romano nos diz:

A primeira leitura é seguida do salmo responsorial, que é parte integrante da liturgia da palavra e tem, por si mesmo,grande importância litúrgica e pastoral, pois favorece a meditação da Palavra de Deus.
O salmo responsorial corresponde a cada leitura e habitualmente toma-se do Lecionário.Convém que o salmo responsorial seja cantado, pelo menos no que se refere à resposta do povo. O salmista ou cantor do
salmo, do ambão ou de outro sítio conveniente, recita os versículos do salmo; toda a assembleia escuta sentada, ou, de preferência, nele participa do modo costumado com o refrão, a não ser que o salmo seja recitado todo seguido, sem refrão.Todavia, para facilitar ao povo a resposta salmódica (refrão), fez-se, para os diferentes tempos e as várias categorias de Santos, uma seleção de responsórios e salmos, que podem ser utilizados, em vez do texto correspondente à leitura,quando o salmo é cantado. Se o salmo não puder ser cantado, recita-se do modo mais indicado para favorecer a meditação da palavra de Deus. Em vez do salmo que vem indicado no Lecionário, também se pode cantar ou o responsório gradual tirado do Gradual
Romano ou um salmo responsorial ou aleluiático do Gradual simples, na forma indicada nestes livros     (IGMR 61).

Alguns sites para vocês www.cancaonova.com  www.comshalom.org                 
www.entoaisalmos.blogspot.com/
http://www.portaldamusicacatolica.com.br/salmoonline.asp

08 setembro 2011

Glória a Deus nas Alturas

Olá, amigos, a paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, hoje estaremos aprendendo um pouco mais sobre um canto que muitos cantam sem o devido conhecimento, o canto do Glória. Quem nunca ouviu  glória a Deus Pai, glória a Deus Fiho… , ou glória, glória ao Pai Criador ao Fliho redentor… essas músicas podem ser muito bonitos e animadas mas estão totalmente erradas entenda por que:
Glória a Deus nas alturas
53.      O Glória, é um hino antiquíssimo e venerável, pelo qual a Igreja, congregada no
Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro. O texto deste hino não pode
ser substituído por outro. Entoado pelo sacerdote ou, se for o caso, pelo cantor ou o
grupo de cantores, é cantado por toda a assembléia, ou pelo povo que o alterna com o
grupo de cantores ou pelo próprio grupo de cantores. Se não for cantado, deve ser
recitado por todos juntos ou por dois coros dialogando entre si.
           É cantado ou recitado aos domingos, exceto no tempo do Advento e da
Quaresma, nas solenidades e festas e ainda em celebrações especiais mais solenes.(IGMR, 53, negrito e underline colacado por nós.)
algumas dicas:
Eliana Ribeiro - Glória a Deus nas Alturas -cifra     
   Com. Shalom- Glória a Deus nas Alturas cifra











05 setembro 2011

Ato Penitencial e Senhor, tende piedade


Olá, a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, hoje estaremos falando um pouco sobre o Ato Penitencial e o Senhor tende piedade, que são duas coisas diferentes, mas que uma complementa a outra, pois bem nós vemos que em muitas comunidades os ministéros de músicas e até mesmo os padres não dão muito valor a esses dois momentos e acabam misturando os dois, os ministérios muitas vezes por não saberem ou também não buscarem se informar e os padres que acabam também sedendo ao que o ministério faz. Já falamos sobre isso no primeiro artigo, mostramos na Instrução ao Missal Romano que a liturgia NÃO É  dos ministérios de música, da pastoral da liturgia e nem do padre, a SAGRADA LITURGIA É DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E DA IGREJA, portanto sigamos aquilo que ela nos pede. Vamos ver o que diz o o document;
Ato penitencial
51.      Em seguida, o sacerdote convida para o ato penitencial, que após breve pausa de silêncio, é realizado por toda a assembléia através de uma fórmula de confissão geral, e concluído pela absolvição do sacerdote, absolvição que, contudo, não possui a eficácia do sacramento da penitência.
           Aos domingos, particularmente, no tempo pascal, em lugar do ato penitencial de costume, pode-se fazer, por vezes, a bênção e aspersão da água em recordação do batismo56.
Senhor, tende piedade
52.      Depois do ato penitencial inicia-se sempre o Senhor, tende piedade, a não ser que já tenha sido rezado no próprio ato penitencial. Tratando-se de um canto em que os fiéis aclamam o Senhor e imploram a sua misericórdia, é executado normalmente por todos, tomando parte nele o povo e o grupo de cantores ou o cantor.
           Via de regra, cada aclamação é repetida duas vezes, não se excluindo, porém, um número maior de repetições por causa da índole das diversas línguas, da música ou das circunstâncias. Quando o Senhor é cantado como parte do ato penitencial, antepõese a cada aclamação uma "invocação"("tropo"). (IGMR, 51 - 52) 
Pois  então só pode ser cantado o Senhor, tende piedade após a absolvição ou se o Senhor,tende piedade estiver na formula do ato penitencial. Portanto tenhamos a delicadeza de conversarmos com o padre e explicá-lo e pedir para fazer da maneira mais correta. Dominus Vobiscum

Algumas sugestões:
Com. Shalom Kyrie Eleison cifra
Nando Mendes- Kyrie Eleison cifra 
Amor e Adoração-Quero Confessar cifra 









                                                                                   

01 setembro 2011

Canto de Entrada ou Abertura

 Hoje falaremos um pouco sobre música de entrada, o documento introdução geral ao missal romano nos diz o seguinte:

"Entrada:

Reunido o povo, enquanto entra o sacerdote com o diácono e os ministros, inicia-se o cântico de entrada. A finalidade deste cântico é dar início à celebração, favorecer a união dos fiéis reunidos e introduzi-los no mistério do tempo litúrgico ou da festa, e ao mesmo tempo acompanhar a procissão de entrada do sacerdote e dos ministros.
O cântico de entrada é executado alternadamente pelo coral e pelo povo, ou por um cantor alternando com o povo, ou por toda a assembléia em conjunto, ou somente pelo coral. Pode utilizar-se ou a antífona com o respectivo salmo que vem no Gradual Romano ou no Gradual simples, ou outro cântico apropriado à ação sagrada ou ao caráter do dia ou do tempo, cujo texto tenha a aprovação da Conferência Episcopal[56]."
 (Instrução Geral ao Missal Romano, números 47 e 48); o documento da CNBB complementa dizendo:
O canto de Abertura:
Função: O Canto de Abertura, inserido nos ritos iniciais, cumpre antes de
tudo o papel de criar comunhão. Seu mérito é de convocar a assembléia e, pela fusão das
vozes, juntar os corações no encontro com o Ressuscitado, na certeza de que onde dois ou
três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles (Mt 18,20). Este canto tem
de deixar a assembléia num estado de ânimo apropriado para a escuta da Palavra de Deus.
Temos fartos exemplos em que nos espelharmos no Livro dos Salmos: 66(65); 92(91); 95-
100(94-99); 113(112); 117(116); 122(121); 134-136(133-135); 146(145)-150.

Forma:
• A vantagem de o povo responder com um refrão (cantado de cor) a alguns
versos, entoados por um cantor ou coral, é a de os fiéis mais livremente poderem olhar para
a procissão de entrada dos ministros, às vezes precedidos pelas crianças da primeira
eucaristia, pelos jovens a ser crismados, pelo casal de noivos que vai se unir em
matrimônio etc.
• Um canto estrófico sem refrão não seria tão indicado para a procissão de
entrada, mas poderia, eventualmente, ser funcional após a procissão, a fim de a
comunidade, agora formada, poder firmar-se mais através de um hino cantado por todos.
(A MÚSICA LITÚRGICA NO BRASIL, CNBB NÚMERO 312)

Estou pondo algumas musicas de entrada para poderem cantar:

Eliana Ribeiro-Dia de Festa cifra

                                                                                 
Davidson Silva - Queremos te ver cifra















Com. Shalom- Ressuscitou cifra
















Amor e Adoração- Vamos Celebrar cifra


Comunidade Shalom - Imensa Alegria cifra

Quais os cantos mais importantes para serem cantados na Missa?

Hoje gostaria de falar sobre algo que nós não temos conhecimento e que pode até te assustar, assim como também nos assustamos. Estão preparados? Então leiam e aprendam algo que nós também acabamos de aprender, falaremos sobre quais são as principais músicas para se tocar durante a celebração da santa Missa, de acordo com o documento da CNBB sobre música, o documento diz o seguinte:
"Os cantos da celebração Eucarística podem ser classificados, em grau de importância, em 2 blocos: os que constituem um rito e os que acompanham o rito.

a) PRINCIPAIS CÂNTICOS QUE CONSTITUEM UM RITO:
* Nos Ritos Iniciais: Senhor tende piedade de nós, Glória
* Na Liturgia da Palavra: Salmo Responsorial, Creio.
* Na Liturgia Eucarística: Prece Eucarística(diálogo inicial, prefácio, santo, aclamação memorial, intervenções da assembléia, doxologia final), Pai–Nosso.

b) PRINCIPAIS CÂNTICOS QUE ACOMPANHAM UM RITO:
* Nos ritos Iniciais: Abertura; aspersão.
* Na Liturgia da Palavra: Aclamação ao Evangelho, respostas da oração universal dos fiéis.
* Na Liturgia Eucarística: Canto das oferendas, canto da comunhão. "(Coleção estudos da CNBB, A música na Liturgia, número 293–294).
Pois bem o documento nos diz que os cânticos que constituem um rito são mais importantes do que os cânticos que acompanham o rito.
Este documento apresenta coisas novas para muitos de nós e por isso a importância de buscarmos formação para podermos viver mais amplamente a Sagrada Liturgia. Dominus vobiscum.