12 outubro 2011

SANTO, SANTO, SANTO

A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo e a proteção de Nossa Senhora Aparecida estejam com todos, neste dia tão maravilhoso que a Divina Providência nos concedeu, para celebrarmos a Rainha e Senhora Nossa Aparecida, gostaríamos de falar um pouco sobre o Santo. Vemos em muitas comunidades algumas atrocidades que é cometido com essa oração tão bela e importante dentro da liturgia. Essa é uma oração que já está pronta, portanto não devemos muda-la, vamos sempre ficar com aquilo que a oração nos diz: SANTO, SANTO, SANTO, SENHOR DEUS DO UNIVERSO O CÉU E A TERRA PROCLAMAM VOSSA GLÓRIA HOSANA NAS ALTURAS BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR HOSANA NAS ALTURAS. Quanto mais fiel a isso mais liturgivo será. Não podemos colocar qualquer música que contenha a palavra SANTO, e é aí que nós temos errado mais. E fica a dica aqui também a todos vocês que buscam músicas para a Santa Missa na internet, existem alguns sites que disponibilizam algumas músicas que não tem nada a ver com a liturgia, ao invés de estarem prestando um favor as pessoas estão na realidade prestando um grande desfavor à Igreja. Tenham cuidado. Vamos ver o que a Instrução geral ao Missal Romano nos diz :
b) A aclamação pela qual toda a assembléia, unindo-se aos espíritos celestes canta o Santo. Esta aclamação, parte da própria Oração eucarística, é proferida por todo o povo com o sacerdote.(IGMR, 79b),
O documento da CNBB sobre música nos diz o seguinte :
3.4.7.2. O “Santo”
303. Função: Para concluir o Prefácio da Oração Eucarística ou então para cantar o louvor de Deus na Celebração da Palavra, o povo todo aclama o Senhor com as palavras que Isaías ouviu os Serafins cantarem no Templo, na sua visão (Is 6,3 e Mt 21,9).
Forma:
• O ideal seria se o “Santo” estivesse no mesmo tom em que o Prefácio foi cantado.
• Por este canto pertencer à comunidade toda, em ventuais arranjos de vozes para o coro nunca impeçam a participação do povo, mas antes a favoreçam e a reforcem.
• Recomenda-se que o canto se atenha à própria Aclamação, sem se introduzir alterações no texto, mediante paráfrases (Documento 79 da CNBB sobre música Liturgica).
Espero que tenha conseguido ajudar a todos, e digamos com os anjos e santos que Ele é SANTO, SANTO, SANTO. Deus abençoe.

Um comentário:

  1. partitura de santo adequado liturgicamente (no site há outros além deste): http://inspiradonogregoriano.blogspot.com.br/2012/08/santo-9.html

    ResponderExcluir