05 setembro 2011

Ato Penitencial e Senhor, tende piedade


Olá, a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, hoje estaremos falando um pouco sobre o Ato Penitencial e o Senhor tende piedade, que são duas coisas diferentes, mas que uma complementa a outra, pois bem nós vemos que em muitas comunidades os ministéros de músicas e até mesmo os padres não dão muito valor a esses dois momentos e acabam misturando os dois, os ministérios muitas vezes por não saberem ou também não buscarem se informar e os padres que acabam também sedendo ao que o ministério faz. Já falamos sobre isso no primeiro artigo, mostramos na Instrução ao Missal Romano que a liturgia NÃO É  dos ministérios de música, da pastoral da liturgia e nem do padre, a SAGRADA LITURGIA É DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO E DA IGREJA, portanto sigamos aquilo que ela nos pede. Vamos ver o que diz o o document;
Ato penitencial
51.      Em seguida, o sacerdote convida para o ato penitencial, que após breve pausa de silêncio, é realizado por toda a assembléia através de uma fórmula de confissão geral, e concluído pela absolvição do sacerdote, absolvição que, contudo, não possui a eficácia do sacramento da penitência.
           Aos domingos, particularmente, no tempo pascal, em lugar do ato penitencial de costume, pode-se fazer, por vezes, a bênção e aspersão da água em recordação do batismo56.
Senhor, tende piedade
52.      Depois do ato penitencial inicia-se sempre o Senhor, tende piedade, a não ser que já tenha sido rezado no próprio ato penitencial. Tratando-se de um canto em que os fiéis aclamam o Senhor e imploram a sua misericórdia, é executado normalmente por todos, tomando parte nele o povo e o grupo de cantores ou o cantor.
           Via de regra, cada aclamação é repetida duas vezes, não se excluindo, porém, um número maior de repetições por causa da índole das diversas línguas, da música ou das circunstâncias. Quando o Senhor é cantado como parte do ato penitencial, antepõese a cada aclamação uma "invocação"("tropo"). (IGMR, 51 - 52) 
Pois  então só pode ser cantado o Senhor, tende piedade após a absolvição ou se o Senhor,tende piedade estiver na formula do ato penitencial. Portanto tenhamos a delicadeza de conversarmos com o padre e explicá-lo e pedir para fazer da maneira mais correta. Dominus Vobiscum

Algumas sugestões:
Com. Shalom Kyrie Eleison cifra
Nando Mendes- Kyrie Eleison cifra 
Amor e Adoração-Quero Confessar cifra 









                                                                                   

Um comentário:

  1. Olá, tenho um blog de apostolado de música litúrgica, nele posto partituras de músicas em português com melodias inspiradas no canto gregoriano, especialmente para as partes fixas da missa (kyrie, glória, santo, cordeiro).
    http://inspiradonogregoriano.blogspot.com

    ResponderExcluir