01 setembro 2011

Quais os cantos mais importantes para serem cantados na Missa?

Hoje gostaria de falar sobre algo que nós não temos conhecimento e que pode até te assustar, assim como também nos assustamos. Estão preparados? Então leiam e aprendam algo que nós também acabamos de aprender, falaremos sobre quais são as principais músicas para se tocar durante a celebração da santa Missa, de acordo com o documento da CNBB sobre música, o documento diz o seguinte:
"Os cantos da celebração Eucarística podem ser classificados, em grau de importância, em 2 blocos: os que constituem um rito e os que acompanham o rito.

a) PRINCIPAIS CÂNTICOS QUE CONSTITUEM UM RITO:
* Nos Ritos Iniciais: Senhor tende piedade de nós, Glória
* Na Liturgia da Palavra: Salmo Responsorial, Creio.
* Na Liturgia Eucarística: Prece Eucarística(diálogo inicial, prefácio, santo, aclamação memorial, intervenções da assembléia, doxologia final), Pai–Nosso.

b) PRINCIPAIS CÂNTICOS QUE ACOMPANHAM UM RITO:
* Nos ritos Iniciais: Abertura; aspersão.
* Na Liturgia da Palavra: Aclamação ao Evangelho, respostas da oração universal dos fiéis.
* Na Liturgia Eucarística: Canto das oferendas, canto da comunhão. "(Coleção estudos da CNBB, A música na Liturgia, número 293–294).
Pois bem o documento nos diz que os cânticos que constituem um rito são mais importantes do que os cânticos que acompanham o rito.
Este documento apresenta coisas novas para muitos de nós e por isso a importância de buscarmos formação para podermos viver mais amplamente a Sagrada Liturgia. Dominus vobiscum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário